sábado, junho 23

1 1984 - George Orwell

Bom dia!!


Hoje trago para você a resenha do livro 1984 do George Orwell. Foi uma resenha que eu fiz para o Blog Entrando Numa Fria e que eu resolvi trazer para vocês também!!!




1984

George Orwell  


Editora: Companhia das Letras
ISBN:  
9788535914849
Ano: 2009
Avaliação: 5/5
Número de Páginas: 
414

Sinopse

1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.

Minha Opinião

"Até nas moedas os olhos perseguiam a pessoa. Nas moedas, nos selos, nas capas dos livros, em bandeiras, em cartazes e nas embalagens dos maços de cigarro - em toda parte. Sempre aqueles olhos observando a pessoa e a voz a envolvê-la. Dormindo ou acordada, trabalhando ou comendo, dentro ou fora de casa, no banho ou na cama - não havia saída. Com exceção dos poucos centímetros que cada um possuía dentro do crânio, ninguém tinha nada seu."(pág 38)

Confesso que ainda estou meio em estado de choque depois do contato que tive com 1984. Não, eu não vivo em um mundo de fantasia e não me assustaram os fatos  em si narrados no livro. O que me assustou, comoveu e intrigou é o fato de um livro, que foi publicado pela primeira em 1949, que narra como seria a vida das pessoas, as nossas vidas 35 anos à frente, ter uma mensagem tão pertinente e cabível para os tempos de hoje, 63 anos depois!

Através de Winston, George Orwell nos conta a história de uma população Governada por um Estado totalitarista ao extremo, onde todos os passos e até pensamentos são controlados. O cenário criado pelo autor é sombrio, assustador e transmite uma total falta de liberdade e  privacidade que eu jamais fui capaz sequer de imaginar!

Winston, um jovem que nem consegue se lembrar ao certo quantos anos tem, achava que tinha 39 anos e trabalhava no Departamento de Documentação e era responsável por "reescrever" a história, uma vez que ela era modificada de acordo as vontades e interesses do "Grande Irmão", livros didáticos, revistas, jornais, tudo era modificado para atender aos interesses do Partido.

A vida dele resumia-se em trabalhar, ir para casa, participar de reuniões comunitárias, e tudo isso sendo sempre acompanhado pela teletela, uma espécie de televisão existente em todos os lugares que ficava permanentemente ligada e vigiava cada passo dado, cada palavra dita. A teletela também transmitiam os comunicados oficiais do Partido, informando sobre a guerra ou com atividades físicas que deviam ser acompanhadas por todos, sem exceção!

Porém Winston não era um membro comum, ele odiava o Partido e o Grande Irmão e seus pensamentos não estavam de acordo com o que mandava o regime totalitário, não se conformava com a forma com que as coisas aconteciam e tentava transcrever tudo isso em um diário que havia comprado ilegalmente.Os casamentos em Londres só eram possíveis para fim de procriação, o casal só se unia com esse objetivo, porém Winston de uniu secretamente a Júlia e planejavam alguma forma de se rebelarem contra o Partido.E isso é muito perigoso pois o inimigo pode estar em qualquer lugar!

George Orwell reconstrói uma sociedade que pode ser reconhecida por qualquer um de nós, a forma como o governo age em relação à uma guerra que só existe para manter o povo submisso e "protegido".

"A guerra devora o excedente de bens e contribui para preservar a atmosfera mental que convêm a uma sociedade hierárquica." (pág. 235)

É incrível como alguns conceitos criados pelo autor aparecem atualmente na nossa vida cotidiana como por exemplo a Novafala. Uma língua que tem por objetivo fazer com que fossem banidos todos os pensamentos hereges que eram possíveis na velha fala, achei isso muito interessante por que ele recriou toda uma estrutura linguística!

O conceito de duplipensamento é também um dos pontos altos da história pois o Partído e o Núcleo do Partido dependiam do duplipensamento para se manterem no "poder". São pensamentos e conceitos bem complexos mas que fascinam e nos fazem pensar como seria ter que contradizer a si mesmo o tempo todo e se fosse preciso ter que contradizer a própria contradição?! Nossa, acho qe fiquei meio lelé depois de ler esse livro! rsrsrs

1984 é um livro de idéias muito fortes, com uma narrativa que assustam pela riqueza de detalhes com que os fatos são descritos  inclusive em situações de tortura sofridas pelos que traiam o Partido!! É uma distopia muito bem construída que foi , na época de sua publicação muita criticada por algumas pessoas, confundida inclusive com uma sátira aos regimes totalitários do passado.


O livro tem uma diagramação simples no que diz respeitos às páginas internas porém a capa e a contra capa tem um charme todo especial. O livro conta com o Posfácio que enriquecem muito a leitura e nos fazem perceber melhor um pouco mais da história, funcionaram pra mim como um resumo do livro! Se é que isso é possível!


Eu indico o livro e acho que pra quem gosta do gênero é leitura obrigatória, penso até que todas as distopias passaram por 1984 de George Orwell!

1 comentários:

  1. Oi renata ainda não li esse livro, mas pela sua resenha fiquei interessadissimo. já estou de seguindo me segue ai também meu blog é: leitoresemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger