sábado, março 2

7 |Resenha| Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

Bom dia pessoas!

A resenha de hoje é do livro Fahrenheit 451 do Ray Bradbury! Nascido Ray Douglas Bradburyum em agosto de 1920, norte-americano escritor de não-ficção, teve algumas de suas obras adaptadas para a TV e cinema, ganhador do Prêmio Prometheus, Bradbury era adepto dos pseudônimos, ele possuía mais de dez, entre eles D.R.Banet, Willian Elliot, Brett Sterling, Leonard Spaulding, Leonard Douglas, Douglas Spaulding! Faleceu em junho de 2012 e a seu pedido teve gravado na sua lápide Autor de Fahrenheit 451! Leia a resenha e conheça um pouco mais dessa história!

Fahrenheit 451
Ray Bradbury


Nome Original:Fahrenheit 451
Tradução:Cid Knipel
Editora: Globo de Bolso
ISBN: 9788525046444
Ano de Lançamento: 2011
Páginas: 256

A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre. Fahrenheit 451 é dividido em três partes: A lareira e a salamandra, A peneira e a areia e O clarão resplandecente. O livro conta a história de Guy Montag, que no início tem prazer com sua profissão de bombeiro, cuja função nessa sociedade imune a incêndios é queimar livros e tudo que diga respeito à leitura. Quando Montag conhece Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos, ele percebe o quanto tem sido infeliz no seu relacionamento com a esposa, Mildred. Ele passa a se sentir incomodado com sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí, o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar sua felicidade.


Minha Opinião

Fahrenheit 451 fala sobre um futuro talvez não muito distante, onde uma as pessoas vivem na eminência constante de uma guerra. Mas esse não é o único de seus problemas, o governo totalitário proíbe, entre outras coisas, que as pessoas leiam livros! Para que essa ordem seja cumprida, existe o Corpo de Bombeiros, que ao receberem a denúncia anônima ou não, de que alguém possui qualquer tipo de livro, vão até a casa da pessoa, munidos com suas Salamandras e ateiam fogo à nos livros da pessoa, acabando com suas bibliotecas, suas casas e muitas vezes com as vidas daqueles que usaram sequer ter um livro!

Guy Montag é um desses bombeiros, que cumpre o seu trabalho rigorosamente, sem nunca demonstrar nenhum remorso ou ao menos se questionar os porquês de o governo não permitir que as pessoas leiam! Até que ele conhece Clarisse McClellan, uma adolescente cheia de imaginação, que vive a vida de uma forma completamente diferente de Guy e desperta nele, sentimentos que vão levá-lo o se questionar quanto ao trabalho que faz e até sobre sua relação com Mildred, sua apática esposa que dedica a maior parte do seu tempo a conversar com sua família imaginária, em televisores enormes que ficam nas paredes de sua sala, sim no plural, são três televisores, cada um com corresponde a  um "familiar" diferente!

" - Boa noite! - E foi para casa, mas pareceu lembrar-se de algo e voltou-se, olhando para ele com admiração e curiosidade. - Você é feliz? - perguntou.- Eu sou o que? - gritou ele.Mas ela se fora - correndo sob o luar. A porta da casa fechou-se suavemente." (p.24)

A distopia criada por Ray Bradbury é rica de significado e uma delícia de ser lida! Enquanto eu lia Fahrenheit tinha a impressão de estar lendo um mito, ou uma história folclórica na qual tudo é possível ou não! A narrativa do autor é muito simples e muito intensa, as descrições de tudo o que acontece e o a justificativa para que o governo proíba a leitura, faz muito sentido, levando-se em conta que um governo totalitário, ou não, precisa que o povo se anule de qualquer artifício que possa vir a provocar o mínimo de questionamento possível! O cenário de guerra eminente também reafirma a necessidade de um povo apático!

Não há necessidade de dizer que Fahrenheit 451 é um clássico da literatura mundial, publicado em 1953 e trás uma critica ao governo muito latente e atual em relação à censura sobre a produção e aquisição de conhecimentos! Atual no sentido do descaso que vemos hoje em dia por parte dos nossos governantes, no tocante a ofertar uma educação de qualidade, acesso às universidades e até acesso à leitura! Lá as pessoas não estudam e negligenciam tudo o que não diz respeito ao trabalho e o prazer , ninguém anseia aprender mais nada! Imaginar uma biblioteca inteira pegando fogo é de cortar o coração!  

"A mulher se ajoelhou entre os livro, tocando o couro e o papelão encharcados, lendo com os dedos os títulos dourados enquanto seus olhos acusavam Montag.
-Você jamais terá os meus livros - disse ela." (p.61)

A minha edição é de 2011 e conta com o prefácio bem interessante que conta um pouco sobre a vida do autor, e um posfácio do próprio autor, onde conta um pouco sobre uma peça que escreveu dando continuidade à história, e falando sobre o fim de alguns personagens, é muito legal! Conta também com uma Coda onde Ray fala sobre a censura que tentaram fazer aos seus livros, vale a pena conferir!

Fahrenheit 451 é uma leitura indispensável para quem gosta de distopia e por favor, não virem o rosto por ser um clássico! Vocês não vão se arrepender nunca de ter lido este livro!

7 comentários:

  1. Também estou lendo esse livro, estou gostando bastante também, belo post ^^

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro há muito tempo, é realmente incrível e triste pensar que algo assim pode acontecer, não é tão utópico. Tanto que no passado ler algumas obras era proibido.

    Assisti ao filme que é simples, mas passa esse "horror" que nós, leitores, podemos passar.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Não vou muito com a cara de livros assim, mas esse até que parece ser legal. É uma boa história.

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de distopias, mas até que achei a proposta do livro interessante.
    Vou anotar aqui, quem sabe um dia eu acabe lendo ele.

    ResponderExcluir
  5. Bom, desde que eu soube o que é esse gênero distopia, achei que fosse virar super fã... mas, às vezes tenho um certo receio. Esse livro, por exemplo, não sei se o leria... apesar de a história que o autor escreveu ser boa (a mensagem a ser transmitida), acho meio estranho a forma como é mostrada. Não sei se deu pra entender o que eu quis dizer, mas enfim! :P

    ResponderExcluir
  6. Gostei do livro!! Fiquei curiosa, vou tentar achar aqui na minha cidade, estou fascinada com livros desse genero depois que li o George to doida por livros assim *0*

    ResponderExcluir
  7. Fiquei mega curiosa, amo distopias. E clássicos sempre são bem vindos =)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!! E lembre-se, seu comentário é muito importante pra mim!!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Cantinho | Copyright © 2012 | Layout por Macchiato - |- Powered by Blogger